Como ficar de olho no hidrômetro de sua casa?

Algumas vezes, a conta de água do mês vem muito cara, e nem sabemos por quê. No caso, podem ser diversos fatores que provocam isso, e um deles é a presença de vazamentos. Porém, é possível prever quando algo assim pode acontecer apenas observando a seu hidrômetro com regularidade.

Mas, como fazer isso? É o que vamos ensinar a seguir, para que você nunca mais tenha dificuldade em “ler” seu hidrômetro, que também é chamado de hidrômetro. Afinal, essa atitude pode ajudar a manter seu consumo de água sob controle, bem como facilita a identificação de vazamentos e infiltrações.

O que é um hidrômetro?

Um hidrômetro nada mais é do que um aparelho de precisão que tem por função medir e registrar o consumo de água em um determinado imóvel. Existem faturamentos e modos de medição diferentes para tipos distintos de clientes.

O hidrômetro serve, entra outras coisas, para fazer uma cobrança justa ao usuário, com base naquilo que ele realmente consumiu, além de ser um instrumento para evitar desperdícios e ajudar na preservação do meio ambiente.

Os hidrômetros mais comuns possuem engrenagens e partes que acabam sofrendo desgaste com o passar do tempo, o que prejudica uma medição que seja realmente correta (logo mais, mostraremos como conservar seu hidrômetro).

Qualquer usuário pode pedir a instalação desse aparelho de maneira totalmente gratuita, e também pode solicitar a troca por outro em caso de avarias ou simplesmente desgaste do mesmo com o passar dos anos.

Calculando os valores do hidrômetro

Importante destacar que, mensalmente, um leiturista autorizado e devidamente identificado visita empresas e residências para fazer a leitura do hidrômetro do local, além de fiscalizar o bom funcionamento desse aparelho.

Porém, você mesmo pode fazer um controle pessoal o consumo e do bom funcionamento do seu hidrômetro. Com isso, é possível até identificar hábitos que podem ajudar reduzir o consumo de água, e consequentemente a sua conta no final do mês.

Pra identificar bem o seu consumo por meio do hidrômetro, você vai identificar o número da medição que consta na sua mais recente conta de água. Depois, subtraia a medição da conta do número que se encontra atualmente no seu hidrômetro.

É importante que o cálculo seja feito apenas e tão somente com os números pretos e não com os demais que aparecem no hidrômetro. Dessa forma, você saberá quanto consumiu desde a última medição até agora, e poderá controlar melhor seus gastos.

Os principais tipos de hidrômetro

Como dissemos antes, existem vários tipos de medidores para clientes diferentes, cada um com uma funcionalidade. Alguns podem até ser usados de acordo co a vazão ou temperatura da água.

Os aparelhos mais comuns, desses que encontramos facilmente em imóveis por aí, possuem uma hélice ou turbina na qual se posiciona um ou mais jatos de água. São esses jatos que fazem a movimentação da hélice ou turbina.

Após esse contato, a hélice irá movimentar um totalizador que irá indicar a quantidade de água em litros ou metros cúbicos que estão sendo usados.

No entanto, existem outros modelos de hidrômetros que funcionam na base da pressão que a água exerce ao sair e ao entrar. É daí que surge o hidrômetro do consumo total.

E há ainda medidores mais avançados, que não possuem partes móveis, e retiram do ar a contabilização do consumo. Esse tipo de hidrômetro possui uma comunicação integrada que ajuda no controle total do consumo.

Erros mais comuns nos hidrômetros

Quando um hidrômetro está funcionando de maneira normal ele opera com vazão nominal, expressando o consumo de água em metros cúbicos por hora. Porém, em algumas ocasiões, quando o aparelho não está funcionando bem, a sua medição é abaixo do esperado.

Quando isso ocorre, as razões podem ser diversas, como condições de instalação inadequadas, falta de manutenção ou simplesmente vida útil esgotada (sim, esses hidrômetros possuem um prazo de validade).

Ou seja, com o intuito de evitar erros futuros na medição do consumo daquele imóve4l, é levado em consideração na hora da instalação do aparelho o tipo de hidrômetro, a forma de consumo, além da sua respectiva vazão nominal.

Caso seja identificado, por exemplo, que os hidrômetros estão no final de suas vidas úteis, a companhia de saneamento responsável da região irá estabelecer o que chamamos de um plano de hidrometração. Que se trata de uma estratégia para essas companhias fazerem a medição correta dos imóveis onde estão acontecendo esses problemas.

Consequências da falta de hidrômetros nos imóveis

É bom ressaltar que temos muitos municípios no Brasil que não possuem os chamados planos de hidrometração, o que implica dizer que não possuem um sistema de medição do consumo de água nesses locais.

Não haver esse tipo de controle resulta num consumo desenfreado de água por parte dos moradores desses locais, chegando ao ponto de muitos gastarem 500 litros por habitante. Trata-se, portanto, de uma prática que pode levar à falta d’água em diversas localidades.

Portanto, é necessário não somente um plano efetivo de hidrometração, como também de conscientização da população. E é por isso que é tão importante a presença dos hidrômetros em empresas e residências em geral.

Como cuidar bem do seu hidrômetro?

Via de regra, o mais recomendável é que o hidrômetro fica na parte de dentro da residência, pois, dessa forma, ele fica protegido das ações do tempo (sol e chuva) e de vandalismos. Porém, somente isso não é o suficiente para conservar esse aparelho.

Na verdade, mesmo que as empresas forneçam o abastecimento de uma região, e sejam responsáveis pela instalação dos hidrômetros, é o usuário que tem a responsabilidade pela boa manutenção deles.

Por isso, é necessário adotar algumas medidas simples, mas que servem como cuidados básicos para a conservação dos hidrômetros. Esses cuidados incluem, por exemplo:

Não colocar objetos em cima dos hidrômetros

Não colocar objetos em cima dos hidrômetros, mesmo que sejam bem leves, pois o peso de qualquer objeto pode, com o tempo, danificar o sistema de medição do aparelho;

Deixar o aparelho em local de acesso fácil para a leitura

Deixar o aparelho em local de acesso fácil para a leitura, tanto sua, quanto do funcionário da empresa que fornece água para a região da sua residência;

Manter o hidrômetro sempre limpo

Manter o hidrômetro sempre limpo, já que sujeiras também podem danificar as engrenagens do aparelho;

Nunca retirar o lacre atrelado ao hidrômetro

Nunca retirar o lacre atrelado ao hidrômetro, pois essa violação é ilegal e você pode sofrer sanções previstas por lei;

Informar imediatamente à concessionária

Informar imediatamente à concessionária ao perceber que o hidrômetro possui algum tipo de dano.

Dúvidas finais com relação ao hidrômetro

O ponteiro do aparelho pode girar para frente e para trás?

Sim, é possível isso acontecer. A partir do momento em que o hidrômetro apresenta esse tipo de movimento é porque está ocorrendo uma oscilação de pressão no abastecimento da rede. Porém, é preciso salientar que em condições normais a diferença acumulada entre a medição da água que retornou e a quantidade que já havia passado.

O ponteiro do hidrômetro pode girar sozinho?

Não. O normal é que isso não ocorra. O ponteiro só deve girar quando a água passar por ele, e nada mais. Quando ele “gira sozinho”, isso pode indicar que há um vazamento interno (e não visível), pode estar sendo completado o nível de sua caixa d’água, ou pode ser simplesmente um defeito no aparelho.

Quem pode fazer a manutenção do hidrômetro?

Apenas e tão somente funcionários d sua companhia de água podem fazer reparos no hidrômetro do seu imóvel. Contudo, é importante salientar de novo que a preservação e a conservação do hidrômetro são de inteira responsabilidade do consumidor.

E também é importante destacar que você não deve alterar as condições de instalação e de funcionamento do hidrômetro. Caso isso ocorra, o consumidor é multado e processado judicialmente por furto de água.

Conclusão

Como já dito antes, o hidrômetro (ou hidrômetro) é o aparelho responsável por medir o consumo de água de um determinado imóvel. E é por isso mesmo que ele é um dos que pode mostrar se a sua casa possui ou não algum vazamento.

Neste caso, basta fechar todos os hidrômetros da casa, e obversar o hidrômetro. Caso o ponteiro fique imóvel, é porque é muito provável que não haja vazamento algum. Contudo, se ele ficar se mexendo, é porque pode ter alguma avaria na encanação da sua residência.

Além disso, o hidrômetro serve para nos policiarmos quanto a um consumo racional de água, sem desperdícios. Afinal, ninguém quer pagar mais do que o necessário por um serviço prestado, não é mesmo?

Portanto, a dica é ficar de olho no hidrômetro de sua casa de vez em quando, e caso haja algum problema com ele, agende uma visita da sua companhia de água. É muito importante, em vários sentidos, que esse aparelho esteja em pleno funcionamento.